Sócrates foi um filósofo grego que viveu em Atenas no século V a.C. Ele é considerado uma das figuras mais influentes da filosofia ocidental, tendo um impacto significativo na sociedade de sua época e em todo o pensamento ocidental subsequente. Para muitas pessoas, existe uma clara evolução da consciência social a partir de Sócrates, sendo possível considera o mundo social como ‘antes’ e ‘depois’ do pensamento socrático.

Imagem: Sócrates.

Nesse sentido, a importância de Sócrates para a sociedade pode ser atribuída a vários fatores. Nos próximos parágrafos, de forma resumida, alguns desses fatores serão apresentados.

Sócrates foi um dos primeiros filósofos a desenvolver um método sistemático de questionamento para a busca da verdade e do conhecimento. Esse método ficou conhecido como Método Socrático. Tal método enfatiza a importância da razão, da lógica e da reflexão crítica para alcançar uma compreensão mais profunda da realidade, ou seja, o método é uma forma de diálogo filosófico sobre a realidade, usado para explorar questões morais e éticas, assim como para investigar o conhecimento e a verdade.

O método socrático envolve uma série de perguntas e respostas que ajudam o indivíduo a chegar a uma compreensão mais profunda do tema em discussão. O objetivo é ajudar o indivíduo a questionar suas próprias crenças e a chegar a conclusões por si mesmo, em vez de aceitar ideias pré-concebidas sem questionamento. Sendo assim, o processo começa com uma pergunta simples, que leva a uma resposta, seguida por uma nova pergunta, e assim por diante. A essa dinâmica de fazer uma nova pergunta após cada resposta dada, Sócrates deu o nome de ironia, que tinha por objetivo estimular a reflexão e o raciocínio crítico de seu interlocutor.

 

 

Fonte: National Geographic Portugal, 2021.

O método socrático é ainda utilizado hoje como uma técnica de ensino e aprendizagem em várias áreas, incluindo a filosofia, a psicologia, a educação e a resolução de problemas. Ela se tornou importante na esfera social e científica, e se tornou presente nos aspectos do cotidiano e da vida, assim como no processo de pesquisa científica e na organização do saber para que possa ser mais bem desenvolvido e ensinado por exemplo.

Outra das contribuições de Sócrates, foram suas reflexões sobre a moralidade e a ética. Ele acreditava que a virtude era a chave para a felicidade e que a verdadeira sabedoria consistia em saber o que é certo e agir de acordo com isso. Sua defesa da virtude e da honestidade teve um impacto duradouro na filosofia moral ocidental, e ajudou na construção de orientações sociais que se desenvolveram e se adaptaram ao longo do tempo. De muitas maneiras, tais orientações são válidas ainda hoje.

Para Sócrates, a moralidade e a ética estavam intrinsecamente ligadas à ideia de conhecimento, e à busca pela verdade. Ele acreditava que o bem-estar moral do indivíduo e da sociedade dependiam de uma compreensão clara e objetiva da natureza da virtude. Sendo assim, Sócrates argumentava que:

  • a moralidade não era apenas uma questão de seguir regras ou obedecer a leis. Em vez disso, ele enfatizava a importância da reflexão e do autoconhecimento como caminhos para a virtude, com isso, a moralidade era alcançada através do autoexame e da reflexão sobre a própria vida, identificando e corrigindo as falhas pessoais e, assim, se tornando uma pessoa melhor.
  • a ética, por sua vez, estava relacionada à ideia de conhecimento. Ele acreditava que a virtude estava intrinsecamente ligada ao conhecimento e que, portanto, a ética não podia ser separada da busca pela verdade, com isso, ele argumentava que, para ser verdadeiramente virtuoso, um indivíduo precisava conhecer a natureza da virtude e compreender como aplicá-la em sua vida diária.

Sinteticamente, a moralidade e a ética estavam profundamente interligadas, sendo a busca pela verdade e pelo conhecimento a chave para alcançar a virtude e o bem-estar moral tanto do indivíduo quanto da sociedade como um todo, segundo Sócrates.

Portanto, Sócrates contribuiu para a consumação da filosofia ocidental, sendo ele considerado um de seus fundadores. A ênfase na razão, no questionamento e na busca da verdade se tornaram características fundamentais e intrínsecas da filosofia ocidental socrática. Seus ensinamentos e ideias tiveram um impacto significativo na filosofia, na ética e na cultura ocidental, influenciando muitos filósofos, escritores, artistas e pensadores desde sua época, com destaque para filósofos subsequentes, como Platão e Aristóteles.

Referências

ZAMBON, Marcelo Socorro; Cornelli, Gabriele; Callegari, Flávio Ibelli. A Construção da Ética nas Organizações; o Papel do Administrador sob a Visão Socrática. Revista ANGRAD, v. 5, p. 79-93, 2004.

FARNSWORTH, Ward. The Socratic Method: A Practitioner’s Handbook. Estados Unidos da Amárica. Editora: David R. Godine Publisher, 2021.

PHILOS SOPHIA. Sokrátis. Disponível em: < https://filosofiapopular.com.br/socrates.html > Acessado em 21/03/2023.

GHIRALDELLI JR., Paulo. 10 lições sobre Sócrates. São Paulo: Vozes, 2019.

NATIONAL GEOGRAPHIC PORTUGAL. Sócrates, as suas ideias, o seu pensamento, a sua ética e a sua concepção da política continuam presentes nos nossos dias. 20 set 2021. Disponível em: < https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/2768-socrates-as-suas-ideias-o-seu-pensamento-a-sua-etica-e-a-sua-concepcao-da-politica-continuam-presentes-nos-nossos-dias >. Acesso em: 21 mar. 2023.

Saiba mais:

Legado histórico de Sócrates:

Sócrates foi condenado à morte por suas crenças e por “corromper” a juventude. No entanto, sua morte foi um catalisador para a continuidade de seu legado filosófico, ela foi retratada em muitas obras literárias e artísticas, o que culminou na popularização da sua filosofia por séculos.

Prof. Dr. Marcelo Zambon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *